Editorial - Palavra do Presidente, Matérias Especiais

08.03.21 UBT – PORTO ALEGRE 52 ANOS


1. GBT – O embrião da UBT, no RS, foi uma célula do GBT – Grêmio Brasileiro de Trovadores, com sede nacional em Salvador, BA, e que reunia, preferentemente os poetas cordelistas e os violeiros do Nordeste. Fundado em 1958 por RODOLFO COELHO CAVALCANTE, era presidido pelo mesmo. A poetisa e trovadora CELESTE MARIA MASERA era a Delegada do GBT em Porto Alegre, e pouco pode fazer, pois era também presidente do Grêmio Literário Castro Alves e ainda integrava os quadros da Casa do Poeta Riograndense.


2. DELEGACIA – Com a criação da UBT – União Brasileira de Trovadores, em agosto de 1966, e a conseqüente adesão de todos os trovadores das regiões Leste, Oeste e Sul à nova entidade, o GBT caiu numa espécie de vazio. Após troca de correspondência, em 1969, LUIZ OTÁVIO, então presidente da UBT Nacional, nomeou o trovador SEVERINO SILVEIRA DE SOUSA para exercer o cargo de Delegado da UBT em Porto Alegre, no dia 25.02.69.


3. SEÇÃO – Como já existia um razoável número de trovadores na Capital gaúcha (Edoardo Mário Granatta, Nelson Fachinelli, Rui Cardoso Nunes, Zeno Cardoso Nunes, Nilza Castro, Beatriz Castro, Mário Quintana, Onélio Veloso da Silveira, Eugênio Mascarello, Tio Carijó, Celeste Maria Masera, Helenara, Stella Brum, Conrado e Doralice Rosa, Clênio Borges, Flávio Stefani e outros), o primeiro ato de Severino foi fundar a seção da UBT, o que ocorreu no dia 8 DE MARÇO DE 1969, um sábado, com um jantar íntimo na residência do casal trovador Conrado e Doralice Gomes da Rosa.


4. PRIMEIRA DIRETORIA – Naquela data foi eleita para um mandato de apenas dez meses somente uma parte da diretoria, ficando vagos os cargos de conselheiros. Foram eleitos o Presidente – Severino Silveira de Sousa, o Vice-presidente de Administração, Flávio Roberto Stefani, o Vice-Presidente de Cultura, Conrado da Rosa, o Vice-presidente de Relações Públicas, Clênio Borges, e a Vice-Presidente de Finanças, Doralice Gomes da Rosa; Suplente de Vice-presidente: Nelson Fachinelli.


5. CALÊNDULA LITERÁRIA – Em novembro de 1970, entendeu-se necessário um boletim, para efetivar-se a comunicação entre a diretoria e os associados. Criou-se, então, a CALÊNDULA LITERÁRIA – nome sugerido por Conrado da Rosa – que inicialmente era composta de uma folha de ofício impressa nos dois lados, em mimeógrafo a álcool. Depois passou a ser mimeografada a tinta, depois em cópias xérox, com muitas páginas e capa tipo revista, depois voltou a ser tipo boletim, em 4 meias páginas e atualmente é virtual, colorida e em cinco ou mais páginas.


6. ENCONTRO DE TROVADORES – Em 1969, viu-se a necessidade de promover um encontro periódico entre os associados. Foi criado então o ENCONTRO DE TROVADORES, mensal, que só foi efetivar-se em 1971, com exceção dos meses de verão – dezembro, janeiro e fevereiro, usando-se sempre como artifício uma refeição (almoço, chá ou jantar), seguido de hora de arte, concursos, comunicações, distribuição ou lançamento de livros, etc. 1º Encontro de Trovadores: 18.03.71, no Restaurante do City Hotel.


7. OUTROS EVENTOS – A UBT realizou e realiza, também, seminários (foram efetivadas 3 edições), excursões, concursos, visitas, e outros eventos, sempre com a finalidade de dar cumprimento aos objetivos estatutários da entidade: cultivo, estudo e divulgação da trova e o congraçamento dos trovadores.


8. JOGOS FLORAIS – Em 1973, após visita de Luiz Otávio (Dezembro de 1972 – vinda com passagens aéreas cedidas gratuitamente pela Varig-Cruzeiro), por 10 dias a Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, São José do Norte e Novo Hamburgo, a UBT resolveu promover os II JOGOS FLORAIS DE PORTO ALEGRE, uma vez que a Prefeitura Municipal, ao tempo do Prefeito JOSÉ LOUREIRO DA SILVA, e sob coordenação do escritor WALTER SPALDING, os havia promovido (1963) e abandonado. Daí em diante, a cada dois anos, a UBT, com o apoio de empresas, entidades e órgãos públicos, os realiza.


9. SITE – O site da UBT Porto Alegre, agora coordenado e alimentado pela associada Marília Oliveira, apresenta a entidade e sua história, ensinamentos sobre Trova, coleção de fotos e o arquivo do Boletim Calêndula Literária. Endereço: ubtportoalegre.wordpress.com


10. RÁDIO – Na década de 90, a UBT manteve na Rádio Educadora AM, da Fundação Pe. Landel de Moura,, por cinco anos, um programa semanal de trovas, de 25 minutos (Trovas & Trovadores), sempre gravado antecipadamente., com apresentação de Flávio Stefani. A partir de 2005, tivemos o programa A HORA DA TROVA, com uma hora de duração, na Rádio Comunitária Belém Velho, com apresentação de Flávio Stefani e Carmen Pio, ficando no ar por cinco anos. Ficou um ano fora do ar, e, a partir de março de 2011, voltou, com a apresentação somente de Flávio Stefani. Em novembro de 2011, a rádio passou a transmitir somente através da Internet (web rádio), portanto para todo o planeta, sendo ouvido basicamente por trovadores e simpatizantes. Em 2014, a Web Rádio Belém Velho foi extinta e transferida a programação para a Web Rádio 1ª RT, vinculada à 1ª Região Tradicionalista, integrante do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho, extinta em 21.04.15.. O programa ia ao ar, sempre ao vivo, às segundas-feiras, das 19 às 20hrs.


11. SEDE – A sede administrativa da entidade é no escritório profissional do Presidente atual, Flávio Roberto Stefani, na Rua Otto Niemeyer, 2460., bairro Cavalhada.


12. EDIÇÕES – A UBT Porto Alegre editou e edita algumas coletâneas. Inicialmente editou “Trovadores do RS”, sob a coordenação de Nelson Fachinelli, e, entre outras, edita atualmente, paralelamente aos Jogos Florais, a coletânea “Planeta Trovador”, já estando na 12ª edição.


13. QUADRO – O quadro social da UBT Porto Alegre, é composto de trovadores e simpatizantes da trova, atendendo dispositivo estatutário.


14. BRAÇO SOCIAL: Permanentemente, a UBT Porto Alegre faz campanhas entre seus associados e amigos, recolhendo roupas e calçados usados, e entrega-os à Paróquia São Francisco de Assis, que possui cadastro de famílias carentes do Bairro Lomba do Pinheiro.


15. DIRETORIA – Eleita em novembro/20, é a seguinte a Diretoria da UBT Porto Alegre (biênio 2021/2022): Presidente, Flávio Roberto Stefani; Vice-Administração, Marília Oliveira; Vice-Finanças, Ary Cardoso; Vice Cultura e Relações Públicas, Lúcia Barcelos; Secretária, Sonia Lindemayer; e Coordenadora do Departamento Jovem, Maria da Glória Oliveira


ENDEREÇO: RUA OTTO NIEMEYER, 2460, CEP 91910-001
TELEFONE: 051 3243 8400
SITE: UBTPORTOALEGRE.WORDPRESS.COM
E-MAIL DO PRESIDENTE: flaviorstefani@gmail.com
SÍMBOLO DA UBT: ROSA
PADROEIRO DOS TROVADORES: SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Deixe um comentário